• 19
  • Mai
  • 2010

Brasileiro de 13 anos cria aplicativos para iPhone e iPad

Por Redação Interativa às 14:32h

Entrevista realizada pela Band:

Bárbara Forte
tecnologia@eband.com.br

Ele tem apenas 13 anos e já é considerado um "expert" em aperelhos da Apple. Em 2008, quando ganhou seu primeiro iPod Touch, arrumou uma forma de ganhar dinheiro desbloqueando os aparelhos dos amigos. Foi assim que Pedro Frenceschi, conhecido também como ph, comprou um iPhone e se tornou um dos programadores mais novos da atualidade.

Segundo o nerd assumido, a tecnologia e os produtos de uma das maiores companhias do mundo no setor são a sua maior paixão e proporcionaram uma nova vontade de viver para ele.

Franceschi conta, durante entrevista para o eBand, como é sua relação com a tecnologia, como começou a criar e ainda como se vê no futuro.

eBand: Qual a importância da tecnologia na sua vida? O que ela te proporcionou?
Franceschi: A tecnologia é o sentido da minha vida, porque desde muito pequeno eu tive contato com ela e isso me proporcionou uma nova vontade de viver, de sempre ter o mais novo.

Que aplicativos você já criou? Como eles funcionam?
Eu crio “hacks” para eles. Não tenho nenhum aplicativo na AppStore.  Estou fazendo um agora que chama TedxSudeste, que comecei no evento com o mesmo nome, aqui no Rio de Janeiro. Em um mês ele já deve estar disponível para o público.

Quando começou seu interesse por programação?
Desde os oito anos eu comecei a mexer com programação.  Eu ouvia muito falar, comecei a pesquisar e meu pai também tinha um computador Macintiosh.  Assim eu comecei a mexer com a tecnologia da Apple.

Você se considera um nerd?
Sou completamente um nerd. Não tenho como mentir.

Qual é o seu gadget favorito? Por quê?
O iPhone e o iPad. Eles foram revolucionários. Quem já mexeu em um deles, sabe o que eu estou falando. Quando você pega um na mão, você pensa que aquilo é o futuro. A tela maior é demais, vai proporcionar o melhor funcionamento de alguns projetos.

Quais são seus próximos projetos?
Eu tenho vários projetos para o iPad. Peguei um tablet emprestado para entender a dinâmica dele e quando eu tiver o meu pretendo colocar todos esses projetos em prática.

O que você criou no TEDxSudeste para o iPhone?
É um aplicativo que tem uma tela Home para explicar o que é o TedxSudeste, a segunda página mostra os palestrantes do evento e o que cada um falou, a terceira página tem uma aba de vídeos do TedxSudeste e a quarta é a integração com o site do evento.

Quando você foi aceito no iBlogeek.com ? Qual a importância de se integrar a ele?
Fui aceito no iBlogeek no início de 2008, quando comprei o meu primeiro aparelho touch screen.  Ele é um blog de comunidade de desenvolvimento para os usuários se ajudarem e é também o que eu chamaria de “underground” dos programadores para produtos da Apple. Hoje ele tem maior visibilidade e me ajudou muito.

Como foi o seu primeiro contato com o iPod? Quando foi?
Meu primeiro ipod foi o nano, em 2006. O primeiro touch foi em 2008, quando um amigo do meu pai trouxe. E foi aí que  eu comecei a usar e me apaixonei.

Você é um apaixonado pelos produtos da Apple? Por quê?
Sim. Os produtos da Apple têm uma qualidade muito superior aos outros produtos e, na minha opinião, têm a melhor integração de software com hardware.

Como você se imagina quando se tornar adulto?
Eu me imagino como um programador em uma empresa grande, onde eu possa desenvolver projetos que sejam usados por todos. Gostaria, com certeza absoluta, de estar na Apple.


Confira a matéria completa:

http://www.band.com.br/jornalismo/tecnologia/conteudo.asp?ID=302680