- 25
- Mai
- 2010
Privacidade do usuário evapora para a ‘nuvem’ da internet
Sites com informações de internautas estão entre os mais lidos.
Facebook mudou política de privacidade, causando polêmica.
“Nuvem” tem sido o termo preferido por alguns segmentos da indústria para se referir à internet. Mas essa “nuvem”, formada de servidores, processamento distribuído e “recursos sob demanda”, é também formada em grande parte por dados – dados “evaporados” da privacidade de todos os internautas. Essa evaporação se dá por meio do envio intencional de informações, mas também pela desinformação e até por erros técnicos.
Os sites mais populares recordam seus dados. A Alexa mantém um ranking com os sites mais populares da web. Em primeiro lugar, aparece o Google. Em segundo, o Facebook. Em outras palavras, o Facebook não é apenas a maior rede social do mundo, com seus 500 milhões de usuário. É também o segundo site mais visitado de toda a rede. Mas a popularidade das redes sociais não acaba por aí. Em terceiro lugar está o YouTube. Em 11º, o Twitter.
Esses dados são do ranking global. No Brasil, não é muito diferente. Em primeiro lugar, o Google. Em segundo lugar está o Orkut, a rede social mais popular no Brasil. O YouTube está em 5º, o Facebook, em 15º e o Twitter em 17º.
Outros sites abastecidos por usuários também aparecem bem no ranking. Sites como o Blogger, o WordPress, o Badoo e o 4shared estão todos em boas posições no ranking (9º, 19º, 46º e 18º, respectivamente, no ranking do Brasil). Veja a lista completa no site da Alexa.
Isso significa que muitos dos sites mais populares da rede são hoje escritos e lidos por internautas. Isso significa que as pessoas estão consumindo aquilo que outras pessoas colocaram na rede. O problema não é que isso acontece. O problema é que existe informação abundante o suficiente para tornar esses sites tão populares.
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