• 12
  • Jul
  • 2010

Twitter - o Mar de Informações

Por Redação Interativa às 10:51h

A internet frequentemente é considerada um mar de informações caóticas. Por um lado, na maior parte dos casos nada é tão dramático como dizem - muito é organizado e fácil de encontrar, principalmente com os esforços do Google e similares -, por outro é fato que diariamente muito se perde na torrente de informações.

Um exemplo simples e atual é o próprio Twitter. Com milhões de usuários alimentando suas timelines diariamente, informações de todos os tipos se juntam a um histórico extenso que, apesar de registrado em seus servidores e indexado pelo Google, é geralmente desconsiderado por profissionais e empresas. Mas acredite - eles estão falando de você, ou pelo menos de algo que te interessa.



A utilização de mídias sociais como estratégia para acompanhamento de mercado e divulgação de novidades já se torna comum, e o Twitter é cada vez mais uma arma nesse sentido. Isso porque ele permite uma comunicação constante e sincera - para os usuários, o Twitter é um local para, além da distribuição e reprodução de informações, conversas, elogios e comemorações, xingamentos e frustrações, piadas e humor, histórias e fofocas. Basicamente, conseguimos obter gratuitamente opiniões e dados comportamentais que muitas empresas sofrem para obterem por meio de pesquisas extensas de mercado.



Claro, dados do tipo podem ser encontrados na internet em outros meios, como o Facebook, Orkut ou mesmo em sites e blogs. Mas mais do que a sinceridade do “O que você está fazendo agora”, o Twitter tem a vantagem de representar menos trabalho para atualização, além de ter o sistema de busca melhor estruturado entre os grupos.

Enquanto vários usuários comuns não tem blogs, pelo Twitter conseguimos que estes atualizem facilmente e espontaneamente suas opiniões sobre diversos tópicos, com uma força superior, como todos puderam constatar recentemente no caso “Cala Boca Galvão”, que liderou os tópicos mais populares do Twitter na Copa (O posto depois passou para Mick Jagger, que foi acusado de “azarar” os jogos que assistiu).

Com a mera menção de uma palavra-chave, a busca do Twitter se mostra inestimável - temos em tempo real todas as atualizações a respeito dela, assim como um histórico. Uma rápida amostragem nos garante opiniões a respeito de um produto, serviço ou marca, e um acompanhamento frequente pode trazer luz a diversas informações interessantes à sua empresa, ou ainda a respeito de seus concorrentes.

Várias ferramentas - muitas das quais gratuitas - são utilizadas para esse acompanhamento e análise, mas o básico é o Twitter Search, nativo da mídia social. Mesmo assim, se você ou sua empresa não tem tempo ou disposição para acompanhar esses sentimentos do público, já existem agências de publicidade que fazem esse acompanhamento e relatórios, incluindo outros serviços e mídias. O investimento pode variar de acordo com a solução oferecida e sua necessidade, mas vale a pena considerar - se a voz do povo é a voz de Deus, no momento Deus está no Twitter.

Continue Lendo: www.pop.com.br