Muitos são os motivos que geram a necessidade em mudar um site, dentre estes os mais importantes são:
1. Mudança na identidade visual da empresa - uma mudança na marca, por exemplo;
2. Mudança nos negócios - inclusão de novos produtos e/ou serviços ou alteração do foco de vendas e/ou prestação de serviços;
3. Mudança na estratégia dos negócios – após uma análise mercadológica ou de concorrência, sendo necessária uma mudança na forma de interagir com os clientes;
4. Nova percepção da web nos negócios.
Muitas empresas têm sites, mas nunca usaram o potencial da web para seus negócios. O site é meramente institucional, com seções que trazem informações da história da empresa, equipe, fotos das instalações, etc. Esse é o que chamamos de site institucional, onde a interação do internauta é realizada através do "Fale Conosco", pouquíssimo acessado e onde a resposta leva, no mínimo, uma semana para ser dada. Esse tipo de site não traz retorno ao investimento, afinal, o site tem o custo de ser produzido, de ser hospedado, e da renovação do domínio anual; mas não agrega valor aos negócios.
O site deve representar a empresa, que precisa explorar o potencial da web. Ou seja, deve permitir interação do internauta com a empresa, deve esclarecer os serviços e/ou produtos que disponibiliza ao mercado e deve ser capaz de fidelizar o cliente.
Antes de partir para o desenvolvimento saiba o que deseja do site.
Lembre do site em outras ações
O site deve ser usado como o espaço que a empresa ocupa na web, sendo ponto concentrador das ações digitais. Todos os perfis de redes sociais devem ter suas respectivas chamadas no site. Todo material publicitário, de cartão de visita a outdoors deve fazer menção à url do site.
Um bom termômetro para saber se o site pode trazer retorno real ao investimento é a percepção de que provocou mudança em algum processo da empresa ou criou um novo processo. Só assim temos a certeza de que o site faz parte dos negócios. Por exemplo, quando a empresa receber um novo produto, o processo de inclusão de novo produto em seu portfólio deve ter mais uma atividade a de "cadastrar o produto no site", ou ter um funcionário que entre suas atividades esteja: "ler os e-mails provenientes do Fale Conosco".
Muitas são as formas de se relacionar com o cliente, o "Atendimento on-line" está sendo muito usado, onde deve ter atendente(s), no mínimo, no horário comercial para interagir com o internauta. A www.voegol.com.br e muitas imobiliárias tem esse atendimento. É importante perceber que as empresas de pequeno e médio porte podem se relacionar com os clientes através de seus sites como as grandes, e o investimento compensa. Pode apostar...
Serviços agregados ao site
Muitos serviços existem agregados aos sites: Estudo de usabilidade (será que a navegação é intuitiva?), Análise de Métricas (será que as áreas mais acessadas do site é a que se deseja, em função do retorno esperado?), Divulgação digital do site (banner, links patrocinados, SEO - posicionamento orgânico em sites de buscas).
Planeje o orçamento do próximo ano para que seja possível investir na web e conseguir através dela muito retorno financeiro.
Por: Sueli Bacelar
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