• 25
  • Mai
  • 2010

Privacidade do usuário evapora para a ‘nuvem’ da internet

Por Redação Interativa às 09:05 h

Sites com informações de internautas estão entre os mais lidos.
Facebook mudou política de privacidade, causando polêmica.


“Nuvem” tem sido o termo preferido por alguns segmentos da indústria para se referir à internet. Mas essa “nuvem”, formada de servidores, processamento distribuído e “recursos sob demanda”, é também formada em grande parte por dados – dados “evaporados” da privacidade de todos os internautas. Essa evaporação se dá por meio do envio intencional de informações, mas também pela desinformação e até por erros técnicos.

Os sites mais populares recordam seus dados. A Alexa mantém um ranking com os sites mais populares da web. Em primeiro lugar, aparece o Google. Em segundo, o Facebook. Em outras palavras, o Facebook não é apenas a maior rede social do mundo, com seus 500 milhões de usuário. É também o segundo site mais visitado de toda a rede. Mas a popularidade das redes sociais não acaba por aí. Em terceiro lugar está o YouTube. Em 11º, o Twitter.

Esses dados são do ranking global. No Brasil, não é muito diferente. Em primeiro lugar, o Google. Em segundo lugar está o Orkut, a rede social mais popular no Brasil. O YouTube está em 5º, o Facebook, em 15º e o Twitter em 17º.

Outros sites abastecidos por usuários também aparecem bem no ranking. Sites como o Blogger, o WordPress, o Badoo e o 4shared estão todos em boas posições no ranking (9º, 19º, 46º e 18º, respectivamente, no ranking do Brasil). Veja a lista completa no site da Alexa.

Isso significa que muitos dos sites mais populares da rede são hoje escritos e lidos por internautas. Isso significa que as pessoas estão consumindo aquilo que outras pessoas colocaram na rede. O problema não é que isso acontece. O problema é que existe informação abundante o suficiente para tornar esses sites tão populares.

Continue Lendo: www.g1.globo.com

  • 24
  • Mai
  • 2010

Google compra site que serve como guia de turismo online

Por Redação Interativa às 15:38 h

A dominação do mundo pelo Google ganhou mais um capítulo. A gigante da internet comprou uma empresa que fez o Ruba, um site que serve de uma guia de turismo para os internautas do mundo todo.

O Ruba é como se fosse uma rede social de viagens, na qual usuários trocam experiências, falam de lugares legais para visitar, classifica um lugar etc. Este site mostra muitas imagens de pontos turísticos do mundo todo e traz em sua página o serviço Google Mapas e também o Flickr.

Tanto o Google como a empresa que fez o Ruba anunciaram oficialmente a compra. Segundo o blog da gigante da internet, o site de turismo será integrado ao iGoogle, mas espera-se que mais serviços estarão integrados nele.

 

Continue Lendo: www.pop.com.br

  • 24
  • Mai
  • 2010

Togetherville é uma rede social para crianças

Por Redação Interativa às 15:30 h

O site Togetherville é uma rede social especial para crianças. Nela, apenas os baixinhos menores de dez anos de idade podem participar e os pais devem ser os responsáveis pela supervisão da conta criada.

Singh Mandeep Dhillon, uma dos chefões do Togetherville, revelou ao site TGDaily que a rede social traz a antiga ideia de crianças brincando na rua com outras pessoas de sua idade; época em que todo mundo conhecia todo mundo. A rede social também não tem fins lucrativos, uma vez que o site é livre de anúncios.

Um detalhe, porém, deve ser levado em conta. Togetherville pode ser o mais novo ponto da internet para que pedófilos possam agir e é importante os pais supervisione a navegação dos filhos. A rede social é boa para a criança interagir com o mundo da tecnologia, mas não se pode deixá-las sozinha por conta de adultos mal intencionados, que, infelizmente, vão existir em qualquer lugar.

 

Continue Lendo: www.pop.com.br

  • 21
  • Mai
  • 2010

Google lança painel de controle com todos os seus serviços

Por Redação Interativa às 09:30 h

Quando se fala em Google, algumas pessoas têm a ideia de que a gigante da internet é a SkyNet do filme Exterminador do Futuro e que ela ainda vai dominar o mundo. Isso ainda não foi confirmado, mas a empresa caminha para tal proeza. Em seu evento, o Google I/O, foi lançado a ferramenta Gpanion, que é uma espécie de desktop com ícones de todos os serviços do Google.

No painel que muitos se referiram a ele como desktop virtual, o Gpanion traz botões de todos os seus quarenta e sete serviços. Eles servem como atalhos para acessá-los. Com este produto do Google, dá também para salvar configurações e mantê-las em acessos posteriores. É uma verdadeira inovação.

Qualquer internauta já pode ter o seu Gpanion. Lançado na Google I/O, o download do programa está disponível em vários sites espalhados pelo mundo e não se paga nada para tê-lo. Será que a gigante da internet tem mais surpresas escondidas para mostrar em seu evento?

Continue Lendo: www.pop.com.br

  • 21
  • Mai
  • 2010

Aplicativo oficial do Twitter para iPhone é o mais baixado

Por Redação Interativa às 09:15 h

O POP divulgou nesta semana a chegada o primeiro aplicativo oficial do Twitter para iPhone e iPod Touch. Seu sucesso foi inevitável. Com poucos dias de vida na Apple Store brasileira, ele já é o mais baixado entre o público brasileiro.

Este aplicativo oficial foi possível depois que o Twitter comprou a empresa Tweetie, que fazia um outro app não oficial. O programa para o smartphone da Apple não traz grandes novidades. A única coisa bacana é que usuários que não possuam contas no microblog podem navegar entre as tags.

Isto mostra que o Twitter acertou em cheio com a compra da empresa que desenvolvia o aplicativo. Os usuários de iPhone e iPod Touch queriam um app oficial e não terceirizado. Sucesso.

 

Continue Lendo: www.pop.com.br